Os dez madamento da fala: dez dicas para se expressar bem em público

Você não se expressa bem em público? Queria melhorar o seu desempenho na hora de falar? Queria que alguém inventasse algumas dicas para você ter uma idéia de como falar bem? Pois seus problemas acabaram! Chegaram os revolucionários 10 mandamentos de como se deve falar bem em público. Com eles você poderá se gabar de suas apresentações, poderá tirar sarro dos seus colegas quando eles cometerem alguma garfe. Chega de colegas no seu pé dizendo que você não fala bem. Leia agora mesmo os revolucionários 10 mandamentos da fala:
  1. Dominar o medo de falar em público é o primeiro passo para quem deseja fazer uma apresentação. Só deve-se falar de um assunto que se tenha conhecimento (é claro). O medo é uma das cinco emoções do ser humano, então na hora de falar não pense que isso é um privilégio só seu.
  2. Antes de começar sua fala, respire fundo, como se estivesse suspirando. Procure lembrar de experiências positivas que você passou na vida. Sua inteligência emocional é decisiva nesse momento inicial. É importante que você estude o público para o qual vai falar. Quem são os ouvintes? Profissão, sexo, religião etc., desta forma, você sabe com quem está falando, e tem uma noção maior de como passar a notícia para eles, sabendo que linguagem utilizar, qual traje, que termos você não deve usar etc.
  3. É hora de começar.Concentre-se na saudação ao público e na idéia inicial a ser exposta. Fale devagar e naturalmente para ouvir melhor a sua voz.
  4. As palavras, durante o planejamento da sua apresentação devem ser escolhidas levando em consideração a experiência do público. Procure utilizar um português padrão (como o do Jornal Nacional), evite gírias e palavras complicadas. Mas se for realmente necessário não exite em usar tais verbalizações.
  5. A voz, é essencial para a expressividade da fala. Tente aumentar e diminuir o volume, a velocidade e o tom vocal (ora suave ora energético). Tome cuidado com a dicção. E principalmente seja bem natural na hora de falar, não fique se preocupando com as regras de voz, aja naturalmente.
  6. O visual do orador, segundo pesquisas, é responsável por 50% do desenvolvimento do orador em relação ao público. Use um traje de acordo com o assunto. Mantenha-se em uma postura ereta, não mantenha-se apoiado sobre algo. Evite deixar as mãos paradas em determinados locais (como bolsos, atrás das costas etc.), deixe-as gesticularem naturalmente e ao início da apresentação coloque-as uma sobre a outra em formato de concha sobre o peito.
  7. O discurso, deve ter definidas claramente, como toda mensagem, as suas três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.
  8. A introdução, tem como objetivo primeiro conquistar o público. Para isso, comece chamando a atenção do público com um vocativo, um simples "Olá, pessoal" já é suficiente, e, se desejar, cumprimente algumas autoridades ali presentes. A introdução em si pode-se começar com uma estatística de impacto ou com um elogio sincero sobre o assunto e em discurso padrão você deve dizer ao público o que será abordado e como isso será abordado.
  9. O desenvolvimento, cumpra o que prometeu na introdução. Exponha suas idéias de forma ordenada e lógica, usando exemplos, que darão crédito a sua apresentação.
  10. A conclusão, deve ser preparada com o mesmo zelo que foi criada a introdução. É hora de arrematar sua idéia. Faça a síntese do que foi dito de forma criativa com o intuito de levar o ouvinte a agir conforme você sugeriu. Inicie a conclusão anunciando-a utilizando de termos como: "concluindo", "finalizando", "portanto". E não se extenda muito, passe suas idéias de forma simples e clara.
[Esse texto é uma adaptação do texto "Dicas para falar bem em público" de Carlos Conce, Mestre em comunicação pela UFRJ. Para ter acesso ao texto original clique na imagem abaixo.]

0 comentários:

Postar um comentário