Merda pra você: origem da expressão

merda pra vc!

Quem é do meio artístico sabe. Principalmente se você for um ator entusiasmado, esperando reconhecimento. [Parece o perfil de algum blogueiro que vocês conheçam? \o/]

A expressão merda tem sido utilizada durante anos por atores, como uma espécie de mantra, utilizada antes de suas apresentações teatrais que simplemesnte significa: Boa Sorte! [Imagina como se diz: “Deus te abeçoe!”.]

Enfim, a expressão existe e para sua origem eu conheço pelo menos três teorias:

1. A primeira, eu conheci nos palcos mesmo: Segundo a minha trupe de atores dos tempos de colégio, a expressão teve origem na Grécia Antiga. Segundo eles, naquela época os atores se apresentavam em anfiteatros e suas peças, por serem bem críticas, afetavam os políticos daquela época ou alguma classe daquela sociedade. Enfim, estes não gostando das críticas representadas naquele fenômeno que era o teatro, atiravam merda nos atores. Por ironia do destino, os atores não ficavam por baixo com isso, porque quanto mais merda era atirada neles significava que mais repercussão teria o espetáculo. Afinal, eles tinham conseguido seu objetivo. Eles estavam lá era pra incomodar mesmo!

2. A segunda, eu soube de um amigo, que também é ator, que disse ter saído da boca do Jô Soares. Ele disse que o gordinho beijoqueiro que melhora nossa programação todas as madrugas explicou a origem da expressão da seguinte maneira: ela teria surgido na França pelo fato daquela sociedade ter o costume de frequentar o teatro indo a este por meio de carruagens, “geralmente” tracionada por cavalos. Os bichinhos naturalmente expeliam seus dejetos (cagavam mesmo!) e seus donos lesados distraídos pisavam nos cocozinhos. O resultado era um “teatrê cagadê”. Mas os atores utilizavam isso como estatística, quanto mais merda mais gente tinha ido ao espetáculo. O fato é que se o faxineiro não tivesse limpado o teatro antes do espetáculo começar os atores teriam , literalmente, uma estatística de merda.

3. A última, é meio que um conto de fadas. Reza a lenda que um ator iria apresentar a peça mais importante de toda sua vida naquele dia, muitos críticos estariam lá para avaliá-lo. O suposto ator sortudo, indo para o teatro deparou-se com vários obstáculos, passando por um incêndio que o deixou perdido e culminando com um pequeno toletito de mierda, que o sortudão francês não esqueceu de deixar de pisar. Ao subir no palco a divina criatura, candidata a ganhador da Mega Sena dos dias atuais, fez simplesmente a melhor peça de sua abençoada vida. Desde então, por causa do maior azarão, ao mesmo tempo sortudo, de toda a humanidade, continuamos reproduzindo afetuosamente a expressão “Merda pra você!”, antes de subirmos ao palco para agradar a vocês, espectadores. Pois sem vocês o fenômeno conhecido como teatro não aconteceria porque vocês são ingredientes tão fundamentais quanto nós, humildes atores. Essa é a lenda.

¡Só me fica uma questão na cabeça: se a história é de fato verdade, por que dizemos “Muita merda pra você!” ao invés de dizer “Que sua casa pegue fogo, que você se perca, e que depois de tudo isso que você pise no cocô, seu merda! E ai de você se não fizer uma boa apresentação depois de eu ter falado tudo isso.”!

Pra completar essa bagunça todiinha vou colocar aqui a opinião de alguns atores sobre a expressão.

marisa-orth Marisa Orth, 42 anos, atriz “Acho que o hábito de se falar merda antes de entrar em cena está ligado ao fato de que o trabalho é meio sujo, temos que lidar com a antivaidade. Se você entrar no palco querendo parecer chique não conseguirá relaxar e fazer o tem que fazer. Para quem está em cena, vergonha pouca é bobagem! Para mim a expressão vem de 'cagada', que significa sorte.”

fernanda Fernanda Dumbra, atriz “Não uso a expressão 'merda'. Meus amigos muitas vezes me desejam merda antes de entrar em cena, mas eu não tenho esse hábito, nunca digo merda para eles. Confesso que não entendo muito essa expressão, não faço a menor idéia do seu significado. Acho que quer dizer boa sorte, alguma coisa nesse sentido. Mas eu mesma nunca desejei merda a ninguém!”

258IK55 Guta Stresser, 32 anos, atrizDesejo 'merda' antes de entrar em cena por dois motivos. Primeiro porque acho que é um mantra, os atores falam isso há muitos anos, é uma coisa que passa de geração para geração. Comecei no teatro aos 13 anos e sempre segui esse ritual. O segundo motivo é porque adoro a lendazinha que explica essa expressão. Ouvi dizer que, uma vez, um ator francês estava indo para o teatro, fazer a peça mais importante da vida dele. Ele estava supernervoso, os críticos mais importantes estariam lá. Só que, no caminho, tudo começou a dar errado. Ele teve que passar por um incêndio, errou o caminho, enfim, quase não chegou. Quando já estava na porta do teatro, ele pisou num cocô, para completar sua péssima situação! O supreendente é que depois de tudo isso e de ter pisado na merda, foi a melhor apresentação que esse ator já fez. Então o que eu entendo é que você tem que desejar merda pra acontecer o contrário, para virar sorte.”

Camila_Pitanga Camila Pitanga, 28 anos, atriz “Para mim ‘merda’ não tem nenhum significado, merda é merda! Até desejo antes de entrar no palco, mas nunca parei para pensar por quê. Tem gente que diz que pisar na merda dá sorte, acho que pode ser. Achei muito engraçado vocês me perguntarem isso!”

dan_stulbach Dan Stulbach, 36 anos, ator “No teatro se diz 'merda' para desejar sorte. Faz parte da tradição também nunca agradecer. Ao ouvir 'merda', você responde 'merda', e assim vai. Pelo que lembro, teve início na França. Na Inglaterra se diz 'break a leg', quebre a perna. Nunca desejamos sorte, apenas.”

gabriel-nunes Gabriel Braga Nunes, 33 anos, ator "No teatro, a expressão 'merda' antes de entrar em cena significa 'boa sorte'. Dizer 'boa sorte' dá azar. Agradecer quando o colega te diz 'merda' também dá azar. O azar só vale para a apresentação daquele dia, não é cumulativo; e é pessoal e intransferível. Até onde sei, o significado é esse para todos os atores, pelo menos para os que eu conheço. No entanto, já desejei muito 'boa sorte' e agradeci muita 'merda' e nunca fui vaiado em cena. Mesmo assim, é carinhoso ouvir 'merda' da boca do colega."

A postagem é toda de minha autoria mas a entrevista foi retirada do site da revista TPM, no endereço: http://revistatpm.uol.com.br/43/reportagem/03.htm

Pessoal, se vocês conhecem outra teoria. Coloquem aí nos comentários:

9 comentários:

Anônimo disse...

Legal o post. Estava conversando hoje na sala de aula com uma colega, e me pus a pensar o por que do "merda"... Eu já tinha ouvido falar da história que o Jô Soares contou, mas saber das outras três foi bem interessante...
Obrigada!

Antonio Barreto disse...

A Expressão "muita merda pra você" realmente não saberemos sua verdadeira origem já que muitas lendas são contadas, mas, a mais conhecida entre os historiadores é a que o Jô Soares contou: Os bostas dos cavalos que levavam o grande publico mas abastado ao Teatro na França antiga, muita bosta muito público e muito sucesso da peça em cartaz, pouca bosta peça ruim e fracasso.

Anônimo disse...

Vai um tolete aí? :D

Anônimo disse...

Sempre desejo merda antes de encenar e amo dizer pois já é uma tradição de nós atores ajuda a tirar o nervosismo e acredito no seu poder.

Anônimo disse...

Tudo isso é uma grande merda! Então Merda, para todos os que acessarem o assunto.

Anônimo disse...

merdica de galo eu desejo, acho bem legal. Merdica de galo transcende a expectativa das pessoas. Acho que não se pode diagnosticar problema, paranoia ou estresse nenhum em se sair por aí gritando merdica de galo!.

Anônimo disse...

Antigamente, na França, quando um espetáculo era bom, ninguém queria perder a atração e faziam-se filas de charretes (e cavalos!!) em frente ao teatro. Esta fila significava que a obra era um sucesso, mas também espalhava muita "merda" nas ruas. Por isso, com o tempo, os franceses entenderam que uma forma de desejar sucesso aos atores era desejando "merde" antes de cada apresentação.
Eventos:

cósmica poeira disse...

...e aquela estória das musas do olimpo que tinham ciúmes dos atores pelas suas boas atuações para rá para rá .... era tão bonita a definição gostaria de relembrá-la .... embora as merdas dos cavalos são bem realistas, eu ficaria com a fantasiosa ...era tão lúdica...gerava um fascínio... leveza e obrigação de que tudo saísse com leveza e responsabilidade ... .

Unknown disse...

Todos comentário estao quase certa...a verdade mais ou menos a do Jo....pois nos anfiteatro.quando tinha muita MERDA no caminho era muita SORTE pois tinha ido muitas pessoa assistir a peça que na época era feita por cavalos e carroças e ate a chegar no TEATRO os cavalos iria defecando.entao enquanto mais merda mais pessoas na peça.

Postar um comentário